domingo, 26 de fevereiro de 2012

Das palavras ...


- Vejo que ficou chocado, meu amigo. Por favor, não leve meu caso demasiadamente a sério nem me considere cínica. Quem sabe se o que o escandaliza não é o caso em si e sim o fato de tê-lo verbalizado tão cruelmente ? Acho que no fundo temos mais medo das palavras do que ás coisas que elas representam, e isso nos tem levado a equívocos tremendos. Pense bem, a sombra da rosa não é mais bela que a rosa. A sombra do bandido não é mais perigoso ou cruel que o próprio bandido. Na minha opinião ( permita-me uma metáfora) as palavras são as sombras das coisas, das pessoas, dos fatos e das ideias que representam. A fidelidade da sombra com relação ao seu objeto ... quero dizer: o tamanho, a forma, a intensidade, isto é, o temperamento da pessoa e sua maior ou menor habilidade no uso da linguagem. Falei Claro 



Erico Verissimo - in '' O Prisioneiro''; pag:84 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O sonho de toda palavra é sentir o que tenta explicar.